Benefícios do Estudo do Piano

Independentemente da sua idade ou habilidade musical, os benefícios de tocar piano são numerosos. Aprender a tocar piano é uma experiência gratificante que pode trazer uma vida inteira de alegria. Acredito que a maioria das pessoas saiba vagamente que isso é verdade, mas talvez não esteja ciente das maneiras específicas pelas quais isso pode melhorar sua vida.

Desde a melhoria das habilidades cognitivas até a redução do estresse e o fortalecimento das conexões sociais, o piano tem algo a oferecer a todos, independentemente da idade ou nível de habilidade!


Desenvolvimento Cognitivo

Aprimoramento da Memória e Concentração

Estudar piano exige o uso constante da memória e da concentração. A prática regular ajuda a melhorar a capacidade de memorização, concentração e atenção aos detalhes, habilidades que são transferíveis para outras áreas da vida. Coloquei esse ponto em primeiro lugar, pois isso é cespecialmente relevante na era dos smartphones e mídias sociais.

Correlacionado com um QI Mais Alto

Em 2006, um estudo descobriu que, mesmo após apenas um ano de treinamento musical, os participantes tiveram um desempenho melhor em um teste que foi correlacionado com melhor alfabetização, memória, habilidade matemática e um QI mais alto (em comparação com um grupo semelhante de pessoas que não receberam aulas de música).

Plasticidade Cerebral Melhorada

Outros estudos descobriram que o desenvolvimento significativo pode acontecer em qualquer idade. No estudo de 2008, "Musical Training Influences Linguistic Abilities in 8-Year-Old Children: More Evidence for Brain Plasticity", apenas 6 meses de treinamento musical foram suficientes para demonstrar a plasticidade cerebral melhorada, e que esses “períodos relativamente curtos de treinamento têm fortes consequências na organização funcional do cérebro”.

Maior Capacidade de Aprender na Vida Adulta

Conseguimos encontrar dois estudos que apoiam a ideia de que ter aulas de música promove a função cognitiva na vida adulta. Especificamente, houve muitas correlações com a melhora da neuroplasticidade e a capacidade geral de aprender.

Os benefícios da música são, portanto, duradouros e trazem vantagens ao longo da vida toda!


Redução do Estresse

Reduz os Níveis de Estresse e Depressão em Adultos

No geral, pesquisas mostram que as pessoas que tocam piano tendem a experimentar menos ansiedade e depressão do que seus pares não musicais.

Um estudo descobriu que ter aulas de piano diminuiu a depressão, induziu estados de humor positivos e melhorou a qualidade de vida psicológica e física em seu grupo de adultos mais velhos.

Melhora o Humor e a Autoestima

Os benefícios emocionais são, admitidamente, difíceis de qualificar empiricamente. Os sentimentos são obviamente subjetivos, e os humores podem ser facilmente influenciados, o que os torna mais difíceis de relatar. Ainda assim, é comumente auto-relatado que tocar piano ajuda as pessoas a relaxar e aliviar o estresse. E houve esforços de pesquisa que em grande parte apoiam descobertas semelhantes!


Apreciação Musical

Desenvolvimento da Apreciação Musical

Estudar piano aumenta a compreensão e a apreciação da música. Isso não só enriquece a experiência musical pessoal, mas também amplia os horizontes culturais e estéticos, assim como o seu prazer em escutar música. Os benefícios duram a vida toda, mesmo que você deixe de estudar o instrumento!

Tocar Música é Terapêutico no Geral

Esses benefícios não estão vinculados exclusivamente a tocar piano ou ter aulas, existem resultados terapêuticos apenas por tocar qualquer instrumento, que incluem diminuição da ansiedade e agitação, melhores habilidades de comunicação e melhor expressão emocional.


Benefícios para a Saúde Mental

Promoção da Saúde Mental

A prática musical tem sido associada a uma melhor saúde mental. Tocar piano pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de bem-estar e satisfação pessoal.

Ajuda no Declínio Cognitivo Relacionado à Idade

Outro estudo publicado no jornal “Aging & Mental Health” encontrou que adultos mais velhos que tiveram aulas de piano apresentaram um desempenho significativamente melhor nos testes de Trail Making e Digit Symbol. Estes são dois exames neuropsicológicos que podem ajudar a detectar problemas cognitivos relacionados a danos cerebrais, demência e idade.


Conclusão

Portanto, não só o piano é um hobby divertido, mas também possui muitos benefícios cognitivos e emocionais comprovados. À medida que você aprende e melhora, desenvolverá uma ampla gama de habilidades que beneficiarão você em todas as áreas da sua vida. Quer você seja um iniciante ou muito experiente, tocar piano é documentado como sendo uma experiência benéfica.


Gostou do que leu?

Clique aqui para saber mais sobre o curso, clique aqui para saber mais sobre a metodologia ou entre em contato para agendar sua aula experimental abaixo:

Entre em contato!

Preencha o formulário e falo com você em breve, ou clique no link abaixo para o WhatsApp: